segunda-feira, novembro 27, 2006

Jornal "o Dia": Lisboa, 27 de Novembro de 2015

Foi hoje aprovada na Assembleia da República a nova lei de base do ensino superior. Para fazer frente ao crescente insucesso escolar e a falta de pessoal especializado nas empresas vai ser possível a qualquer português com o 12º Ano tirar um curso superior em tempo record.

O Governo prepara-se portanto para oferecer a todos os portugueses com um certificado de conclusão do 12ºAno, pelo menos 5 anos de experiência profissional, e a capacidade de preencher - pela própria mão - os 10 impressos da candidatura ao novo programa de formação de recursos humanos do Ministério da Educação, uma licenciatura de 3 anos na especialidade escolhida pelo candidato.

Contactado pela redação deste jornal, o Sindicato dos Sem Abrigo (SSA) e a Associação Profissional de Bolseiros de Investigação Científica (APBIC) condenam esta medida do executivo dizendo que é irreal e demagógica. Francisco Capa-Negra da APBIC disse à nossa redação: «É estúpido que o Governo tome este tipo de medidas uma vez que toda a gente sabe que é praticamente impossível nos dias que correm manter um emprego por mais de 3 anos. Como se já não bastasse a dificuldade que a maioria dos portugueses tem em ter os 3 anos de experiência profissional necessários à obtenção do 12 Ano, agora isto!».
Joaquim Ivanov Roto da SSA diz mesmo «[...] é irreal que se peça a um português com o 12ºAno para preencher pela própria mão, e em lingua portuguesa, os impressos para a inscrição».

Atentos ao desenrolar dos acontecimentos publicaremos qualquer notícia sobre este tema assim que nos for possível...

Sem comentários: